Pages

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Saudade

Oe minha gente !
                 
Eu tenho tantos assunto pra falarmos hoje, mais nada mais justo do que o que está me matando aos poucos, A Saudade.
  Para os especialistas : 

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. "Saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro.
Diz a lenda que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos portugueses e do Brasil colônia, quando esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especificista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana.
A saudade é típica dos mamíferos sociais: ocorre entre semelhantes, como em tantos primatas, como na afeição dedicada ao homem no caso do cão. A saudade sugere a observação do conhecimento fundado na "imitação do outro" (como no caso do pássaro que transmite melodias de uma geração para outra com fidelidade) e está "... permanentemente sob a ação de vozes internas, impregnados de palavras, constantemente submetidos a discursos mentais cuja textura linguística é impressa por nossos pais quando aprendemos a falar".
A distância, ou afastamento de quem se ama pode provocar efeitos psicológicos no organismo e desencadear reações que vão da sensação de angústia até o desenvolvimento de um quadro depressivo.4
Em 2009, estudos e experiências de separação em animais e humanos exibiram resultados que "indicam uma ligação específica entre separação e aumento do cortisol" e sugerem a possibilidade de desenvolver-se uma droga que promova o bloqueio do hormônio causador da saudade e ajude as pessoas durante a separação ou ausência do objeto de amor.
 Para mim : 
A saudade nunca pode ser descrita em palavras, é uma dor sufocante pela qual a tentamos fugir mais nem sempre temos saída. Eu me apago muito rápido a tudo a que aconchega e me faz sonhar e quase sempre eu sou forçada a me separar disso. Eu já ouvir que a saudade é uma desculpa invetada por aqueles sem coragem e amor, que podemos sentir a presença da tal pessoa por uma ligação, por uma carta. Mais não, para mim não, eu nunca vi uma ligação abraçar, ou uma carta beijar, eu sinto saudades todos os dias da minha vida, ás vezes saudades do passado, ás vezes saudades de atitudes, de tempos mais sempre saudades da mesma pessoa, sim eu já senti saudades por passar apenas algumas horas sem ver a pessoa, mais também já passei meses com a saudade pendurada nas minhas costas me dando torcicolo. A saudade vira mortal quando sabemos que será eterna, que não vamos conseguir cura-la nunca, quando sabemos que talvez nunca mais sinta aquilo, ou o veja, é insuportável é como ter um trabalho interminável mais o qual nunca vamos encontrar uma solução, isso doí pra caramba já imaginou sonhar com os olhos de alguém, com os beijos de alguém, com o sorriso de alguém, com a voz de alguém, e acordar e imaginar que nunca mais poderá o ver, isso doí, doí, doí muito, é tão insuportável que nem da pra descrever. A saudade se torna linda quando é aquela que conta os dias pra mata-la sabe, mais deixa suportável quando não podemos soluciona-la. Eu tenho saudades, daquelas mãos com temperatura que ás vezes tão quentes mais ás vezes tão frias, eu tenho saudades de sorrisos, de cheiros, de sentimentos, daquele perfume que sabe lá de marca é porque ainda tento compra-lo, tenho saudades de mãos bobas, de abraços, de sorrisos gentis, de gargalhadas, de esperanças, de sonhos, nem tudo isso de uma pessoa só, mais de tudo que perdi, claro a maioria de uma pessoa só, aquele o causador da saudade que mais machuca porém eu acho desnecessário desistir, lembra do que eu falei sobre sonhar? Quem sonha, acredita, e quem acredita alcança. As pessoas sofrem porque desistem, sentimentos jogados ao vento não são sentimentos, sentimentos são aqueles que acreditamos e que a maldita saudade não consiga vencer, pra tudo há uma saída, só não há pra aquilo que não existe. Acredite o amor, a paixão a amizade ou seja lá o que for se for verdadeiro não há saudade que destrua. Ai, desabafei.

E é isso, beijos né :*