Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENTREVISTA! Kaya Scodelario para o "The List"

Você estava na fila para trabalhar com a diretora de "Red Road" e "Fish Tank", Andrea Arnold, em "O Morro dos Ventos Uivantes" mas perdeu seu primeiro teste para o papel? Como assim? 
  
kaya : Eu estava incrivelmente nervosa com o fato de fazer um drama de época. Eu pensava que para desempenhar um papel de época você tinha que ter aparência britânica e ser loira e falar bem, eter ido para a escola de teatro. Eu estava preocupada com vir de Skins e ter uma mãe brasileira e, por isso, não ser capaz de fazer justiça a personagem. Depois que eu perdi o primeiro teste a Andrea me ligou e perguntou se eu queria encontrá-la. Não era como um teste comum. Ela só pediu que eu falasse sobre mim. Depois eu fui embora e assisti [último filme de Arnold, o drama social realista] "Fish Tank" e percebi que a versão dela de "O Morro
dos Ventos Uivantes" seria realmente sombria e interessante.'

A fantasmagórica Cathy é uma das mulheres essencialmente atormentadas da literatura. Você se sentiu sob pressão interpretando uma heroína gótica tão conhecida?
Kaya : 'Eu não li o livro antes de filmar, e eu não assisti nenhum dos filmes anteriores nem versões televisivas. Andrea disse para eu não enlouquecer me preocupando em como alguém interpretou o papel 20 anos atrás. Eles nem nos deram roteiros completos, apenas as falas um dia antes. Uma vez que descobriu-se que o ator interpretando Heathciff, James Howson, era negro, eu percebi o quão grande era a história. Eu percebi que essa versão ia dividir as pessoas, mas eu prefiria fazer algo que faz as pessoas pensarem e agita um pouco as coisas.'
Como uma garota de 19 anos em 2011, como você se conectou com a Cathy do século 19?

Kaya : 'Para mim a história não é o romance de conto de fadas que as pessoas pensam ser. Ela mostra que o amor é um tipo de doença. Na verdade, ir para essa pequena vila em Yorkshire no meio do nada e estar cercada pelo matagal e o nevoeiro e a lama e a chuva e a neve realmente ajudou a entender como a adolescente Cathy sentiria o amor tão intensamente. Eu senti a sensação dela de estar presa em um mundo onde ou ela casa com o rico Edgar ou foge com esse menino selvagem Heathcliff. Eu não queria julgá-la. No fundo ela sabe que Heathcliff vai matá-la, no sentido de que o amor dela por ele vai enlouquecê-la.'

O que foi diferente no modo como Andrea Arnold dirigiu você?

kaya: 'Ela faz muitos takes silenciosos, quando ela arruma a câmera e você não sabe se está gravando ou não, aí ela pede para você dizer a fala na sua cabeça. Na primeira vez você se sente idiota, mas é uma ótima maneira de pegar os movimentos do seu personagem. Não existem deixas ou marcas. Ela não quer que os atores "atuem" - ela quer que você seja você mesmo.'

Uma versão cinematográfica maliciosa de um livro clássico tem que ser muito diferente de um show escrito para adolescentes como Skins. Como você lidou com a mudança?
Kaya : Eu estava apavorada antes da gravação. Eu não tinha trabalhado por um ano desde que terminei Skins [Scodelario interpretou Effy em quatro temporadas de Skins entre 2007 e 2010], e as dúvidas tinham começado a surgir. Com Skins eu tinha tido essa enorme quantidade de trabalho todo dia com amigos e sem me preocupar com testes: aquele foi o único emprego no qual tinha trabalhado onde todos realmente querem que todos se saiam bem. Eu estava preocupada de as pessoas dizerem que eu só era essa garota do Skins, que estava fazendo uma coisa de período para parecer diferente. No primeiro dia no set, quando simplesmente me pediram para andar em linha reta, eu tive um ataque de pânico. Com dois minutos falando com a Andrea eu fiquei bem.'

Quais são os planos para o futuro? Vai continuar buscando material sombrio ou agora é hora para uma comédia romântica?

'Eu acabei de fazer um drama sobre câncer, chamado "Now Is Good", dirigido por Ol Parker e estrelando Dakota Fanning. Nós filmamos em Brighton e é sobre uma garota morrendo de leucemia, embora não seja tão deprimente como soa. Eu também acabei de filmar uma série da BBC, "Love life" com Billie Piper. Se passa em Margate, que tem uma atmosfera estranha. Nossa base era em um parque temático que pegou fogo três anos atrás. Apesar disso, nós nos divertimos muito, porque era o meio de uma onda de calor e pudemos passear na praia.'




Nenhum comentário:

Postar um comentário