Pages

sábado, 27 de outubro de 2012

Musicais da Broadway


Olá leitores lindos!! Quando se fala em música, qualquer um pensa logo em Broadway. Por serem assim tão famosos algum dos musicais já entraram para história e como eu amo listar as coisas farei isso com exclusividade para vocês. 

 Confiram aqui :

      A chorus line
A Chorus Line é um musical sobre dançarinos que participam da seleção por um lugar na linha de coro de um novo musical com dezenove personagens principais, toda a história se passa num palco nu de um teatro nova-iorquino. A trama oferece um vislumbre das personalidades dos bailarinos e do diretor e coreógrafo do show, à medida que eles descrevem os eventos que moldaram suas vidas e as decisões que os fizeram tornarem-se dançarinos.
    A noviça rebelde 


The Sound of Music (A Noviça Rebelde (titular do Brasil) ou Música no Coração (titulo em português) o musical virou filme adoraria mostrar a sinapse neste post, mais em outro dedicado a este musical eu mostro. 
 Oklahoma 
Oklahoma! É o primeiro musical escrito pela equipe do compositor Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II libretista . O musical é baseado em Lynn Riggs play 'de 1931, Green Grow the Lilacs . Situado no território de Oklahoma fora da cidade de Claremore em 1906, conta a história de cowboy Curly McLain e seu romance com a menina fazenda Laurey Williams. Um secundário romances cowboy preocupações Will Parker e sua noiva paquera, Ado Annie.
Les Misérables 
Les Misérables, também conhecido informalmente por Les Mis ou Les Miz, é um musical composto por Claude-Michel Schönberg em 1980, com libreto de Alain Boublil e letras de Herbert Kretzmer. É um dos musicais mais famosos e mais encenados pelo mundo.Baseado no romance épico francês Les Misérables, de Victor Hugo, o musical se passa na França do início do século XIX e acompanha as histórias entrelaçadas de um elenco personagens que lutam por redenção e pela revolução.
Cats 
Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cate "Old Deuteronomy", o líder dos jellicle gatos.
West side story
West Side Story (br: Amor, sublime amor — pt: West Side Story - Amor sem barreiras é um musical baseado no livro de Arthur Laurents, com música de Leonard Bernstein e letra de Stephen Sondheim. É baseado em Romeu e Julieta de William Shakespeare.Começou em 22 de julho de 2008, uma nova produção no Sadler's Wells Theatre, em Londres, e uma turnê no Reino Unido em setembro de 2008. A produção Londres estreou com Sofia Escobar como Maria.
My fair lady 
My Fair Lady (Minha Bela Dama ou Minha Querida Dama (título no Brasil) ou Minha Linda Senhora (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1964, do gênero comédia musical, dirigido por George Cukor e baseado na peça teatral Pigmalião, de George Bernard Shaw. My Fair Lady conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres em busca de uns trocados. Em uma dessas rotineiras noites, Eliza conhece um culto professor de fonética Henry Higgins e sua incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques.
Jesus christ superstar
Jesus Christ Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus. A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.Grande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.
A cor púrpura 
A Cor Púrpura (no original, The Color Purple) é um romance epistolar da premiada escritora estadunidense Alice Walker, lançado originalmente em 1982. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer. Entre outros temas, trata de questões de discriminação racial e sexual. O livro narra a história de uma garota chamada Celie, com 14 anos no início da narrativa, Que é abusada sexualmente pelo pai e tem dois filhos dele e é obrigada a casar-se com o Sinhô. A história tem como plano de fundo o racismo no sul dos Estados Unidos, o machismo, o patriarcado, a amizade, o amor e o desamor, as carências educacionais para as mulheres, entres outros temas.Alice Walker expõe os fatos em cartas que a protagonista escreve para Deus e para sua irmã Nettie, ambas nunca postadas. A linguagem é diferenciada pois não usa a norma culta e sim uma escrita rústica e simplória, repleta de erros gramaticais e regionalismo, sempre extremamente próxima da fala utilizada na região mais agrária dos Estados Unidos.
A bela e a fera 
A Bela e a Fera: O musical da Broadway é um musical da Broadway que foi encenado no Teatro Abril no Brasil, em 2002-2003 e novamente em 2009, inspirado no desenho animado A Bela e a Fera dos Estúdios Disney de 1991. Essa montagem veio a se tornar a primeira montagem da Disney nos palcos da Broadway (Nova Iorque - EUA) em 1994, após a ideia de apresentar uma peça de 25 minutos sobre a história na Walt Disney World. Pelo sucesso da peça em Nova Iorque, foram montadas adaptações para inúmeras filiais da Broadway inclusive em São Paulo e tais como: México, Viena, Áustria e etc. O enredo do musical é o mesmo da animação e da história em si. Um príncipe rico, porém arrogante, uma noite em seu castelo se encontra com uma velha senhora que lhe pede caridade em troca de uma rosa. O príncipe porém não liga para a necessidade da senhora mandando-a ir embora, enraivecida a senhora se transforma em uma bela feiticeira que pune o príncipe pela sua arrogância, ela o pune por julgar pela aparência transformando o príncipe em uma horrenda criatura. O príncipe agora como fera (Besta no original) só pode voltar a aparência inicial se por alguém se apaixonar e viver uma bela história de amor, mas quem poderá se apaixonar por uma fera? Anos mais tarde, Bela (Belle no original) aparece na vida da fera para mudar o rumo de sua história.
O fantasma da Ópera 
Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português) é um romance francês escrito por Gaston Leroux, inspirada no livro Trilby de George du Maurier. Publicada pela primeira vez em 1910, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto de sempre, visto por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de entretenimento com mais sucesso que alguma vez existiu, rendendo 5 bilhões de dólares.Le Fantôme de l'Opéra foi inúmeras vezes traduzido para o português do Brasil, sendo que as versões mais difundidas são das editoras Ediouro e Ática. A preferência por essas versões devem-se à maior fidelidade à história originalmente criada por Gaston Leroux. Em Portugal, "O Fantasma da Ópera" foi traduzido e publicado pela editora Bico de Pena.
O rei leão
The Lion King é um musical em exibição na Broadway de Nova Iorque desde julho de 1997 e baseado no filme de animação da Disney. Além do elenco de Nova Iorque, há também duas outras companhias que excursionam pelos Estados Unidos. Em junho de 2012, foi confirmada a estreia, para março de 2013, de uma produção em São Paulo, com a atriz sul-africana (e ex-atriz da tournê nacional) Phindile Mkhize no papel da babuína Rafiki e com as traduções sendo feitas por Gilberto Gil.
Chicago
Chicago é um musical composto por John Kander, com letras de Fred Ebb e libretto de Ebb e Bob Fosse. A história é uma sátira à corrupção na administração da justiça criminal e ao conceito de "celebridade criminal." O musical é baseado em uma peça teatral de mesmo nome, escrita pela repórter Maurine Dallas Watkins sobre criminosas reais e crimes que ela noticiou. A produção original da Broadway estreou e 3 de Junho de 1975, no 46th Street Theatre e teve um total de 936 performances. Bob Fosse coreografou a produção original, e seu estilo é fortemente identificado com o show. O revival de Chicago, da Broadway, em 1996, bateu o recorde de mais longo revival de musical em cartaz na Broadway e é o sétimo show da Broadway há mais tempo em cartaz na história. Desde 15 de Novembro de 2008, foi exibido em mais de 5000 performances. Uma adaptação cinematográfica da peça foi lançada em 2002.
Mama Mia!
Mamma Mia! é um musical escrito por Catherine Johnson e dirigido por Phyllida Lloyd, baseado nas canções do grupo pop sueco ABBA, compostas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, ex-integrantes da banda.Ulvaeus e Andersson estiveram envolvidos no desenvolvimento e produção do musical desde o início e Anni-Frid Lyngstad participou financeiramente da produção e esteve presente em várias estréias do musical pelo mundo. Apenas a loira vocalista e quarta ex-integrante da banda, Agnetha Fältskog, não teve participação na criação ou produção da obra.








Nenhum comentário:

Postar um comentário